ES-09A

O veículo ES-09A garantiu a equipe Fórmula Cefast o melhor resultado na história, conquistando o 1° lugar nas provas de Aceleração e Autocross, 3º Lugar em Apresentação de Negócios e o 2º em Apresentação de Projetos, garantindo o 3º Lugar Geral, sendo a segunda melhor equipe brasileira na 14° Competição Formula SAE Brasil.
Com estas conquistas, a equipe classificou para a competição internacional que ocorre em Lincoln, EUA e agora segue trabalhando para alcançar um pódio inédito fora do país.

Melhorias por sistema

Dinâmica e estrutura veicular: Diferente do modelo anterior (ES-08), o ES-09 possui conjunto aerodinâmico completo, composto por bico (carenagem), asa dianteira e traseira e sidepod (proteção lateral). A suspensão do tipo duplo A e os discos de freios nas quatro rodas do carro foram aprimorados. Mudou-se também o aro presente nas rodas no veículo, passando de 13 para 10 polegadas. Todas estas melhorias garantiram uma redução de 10kg na massa total do ES-09, que passou a pesar 220kg sendo o carro mais rápido construído pela equipe fórmula cefast. Desta forma ES-09 atinge acelerações laterais duas vezes maior que a de um carro convencional.

Powertrain e transmissão: Dispondo-se de um motor Honda CRB600RR, com projetos de radiador, coletor de admissão e escape feitos exclusivamente para o ES-09, nosso veículo obteve a marca de melhor aceleração, fazendo de 0-100 Km/h em apenas 4.2 segundos. Além disso a equipe fez o uso de impressões 3D para a confecção de algumas peças, tecnologia com uma grande crescente no meio automotivo. Mantendo o câmbio sequencial automático utilizado no ano anterior, o ES-09 conferiu ainda mais segurança no ato da pilotagem eliminando os possíveis erros dos pilotos durante troca de marchas. Além disso, o formula cefast realizou um melhor calibre do controle de tração tornando o ES-09 um veículo melhor para se pilotar. Todas estas inovações tornaram o ES-09, segundo a SAE-Brasil, o melhor design de powertrain do Brasil.

Elétrica e eletrônica: Após centenas de testes realizados, a elétrica e eletrônica do ES-09 foi aprimorada. A aquisição dos dados necessários para o avanço tecnológico do veículo como um todo, foi melhorada e melhor trabalhada ao longo de todo o projeto.