A COMPETIÇÃO
Funcionamento, objetivos e provas da Fórmula SAE BRASIL.

Competição

Fórmula SAE BRASIL é uma competição estudantil exclusivamente universitária, que tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir do desenvolvimento de um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

A competição acontece anualmente em Piracicaba - São Paulo, normalmente ao final de cada ano, e envolve dezenas de universidades de todo o pais. Os dois primeiros colocados garantem vaga no mundial de Formula Student, realizado em Michigan – EUA.

Os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, em que é avaliado o projeto e a performance de cada protótipo. Nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente a engenharia utilizada na construção do protótipo, bem como o gerenciamento dos custos do projeto, além de uma simulação de negócios. Já as provas dinâmicas avaliam o desempenho do veículo em pista, como a aceleração, a dirigibilidade,a resistência e o consumo.

Provas e pontuação

A competição é regida por um regulamento disponibilizado pela SAE BRASIL. Portanto, é necessário que os carros passem por uma inspeção técnica para verificar se todos as normas de construção do protótipo foram respeitadas. Após recebidos os selos de aprovação, os carros são autorizados a disputarem as provas dinâmicas. 

As provas são resumidas da seguinte maneira:

Provas estáticas:

Business: a prova de business funciona como uma reunião de negócios em que a equipe deve vender a investidores um plano de negócios, de uma empresa que comercializa os veículos que a equipe desenvolve

Custos e manufatura: a prova de custos e manufatura avalia a forma que a equipe constrói o protótipo, tendo como principal objetivo mensurar os custos e processos utilizados em cada peça do veiculo.

Design: a prova de design avalia a engenharia que foi utilizada nos projetos e se ele atende o mercado tanto em relação a performance do veiculo quanto em relação ao destaque dela de forma geral.

Provas dinâmicas

Aceleração: avalia o desempenho do veículo em uma reta de 75 metros.

Skid pad: avalia a capacidade do veículo de fazer curva e uma pista formada por dois círculos de raio externo aproximado de 10,6 m.

Autocross: o veículo percorre em duas voltas em um circuito travado, no qual é avaliada a dirigibilidade do carro. 

Enduro: o Enduro consiste em um circuito de 22 voltas, com cerca de 1km cada, e tem como objetivo avaliar o protótipo como um todo, como a durabilidade, resistência, confiabilidade e desempenho do veículo projetado.

Eficiência: a eficiência do carro é medida com base na prova de Enduro. Após finalizado o circuito, completa-se o tanque de combustível do carro para calcular o quanto de combustível foi consumido.